Embaixadrizes da beleza de um povo

Segundo a antropóloga Mirian Goldenberg, o papel da mulher sempre foi restrito ao mundo privado. Vencer um certame era, e ainda é, uma forma de destaque na vida pública. Na realidade as misses são emissárias da beleza, da hombridade  e sobretudo da cultura de um povo. Mas não se engane, o papel de uma miss vai muito além de representar uma região, está extremamente relacionado às causas sociais. Dependendo do concurso que participe a miss pode desempenhar outras funções e ter objetivos diferentes. Por exemplo, uma Miss Universo deve levar a mensagem de paz, de entendimento mútuo e esta relacionada a algumas instituições de caridade e de controle a doenças. Já a Miss Terra está diretamente ligada à ecologia e à defesa do meio ambiente. 
Miss Terra Brasil 2012 Camila Brant
Miss Montenegro (Miss Simpatia)  e Miss Suécia (Miss Fotogenia) do Miss Universo 2011
Aqui em Pernambuco temos a ex-Miss Pernambuco 2009 Isabela Nascimento que renunciou e o título ficou para Fabiana Medeiros que tinha ficado em segundo lugar no concurso estadual
Mister Brasil 2011, os Misteres usam a faixa em posição diferente e não possuem coroa.

Durante um reinado de miss, geralmente de um ano, ela terá compromissos com patrocinadores e participa de eventos determinados pela organização e sempre voltado para a função do seu título.
Regras para ser uma miss
Na maioria dos concursos, as interessadas devem ser maiores de 18 anos com idade máxima variando de cada tipo de concurso. Não podem ter filhos ou está grávida, não podem ser casadas ou divorciadas. E não devem seb inscrever modelos que tenham participado de ensaios sensuais antes do concurso.
Títulos complementares
Miss simpátia – A candidata mais agradável e simpática durante a competição é eleita pelas outras concorrentes. A premiação varia de cada concurso e alguns, como o Miss Mundo, não implataram esse tipo de prêmio.
Miss Fotogenia – Título referente a candidata que mais se saiu bem em fotos e vídeos. Pode ser escolhida pelo público ou  por um grupo de fotógrafos.
Os termos “ex-miss” e “misses”
Uma vez miss, sempre miss, portanto o termo “ex-miss” só deve ser usado para aquelas que perderam o título por algum motivo, seja porque renunciou, quebrou o contrato ou não se encaixou nas regras do concurso.
Como sabemos o nome “miss” vem do inglês e significa senhorita. Deste modo em alguns países, de maioria espanhol ou português, é usado “senhorita” e não a termologia tradicional. Já aqui no Brasil, mantevesse o uso da palavra, passando a ser aportuguesada, com isso segundo o professor Diogenes Afonso neste caso o plural de miss ficaria misses.
Mister
Pouco divulgado o mister é a versão masculina dos concursos de beleza. Sem tanto peso, esses tipos de certames tende a eleger o homem mais belo e que possa representar melhor seu povo.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational