Não é só no salto alto que se sustenta uma miss
A busca de candidata, os preparativos e a execução dos concursos, o treinamento e divulgação das vencedoras para certames posteriores, tudo isso e mais um pouco é de responsabilidade de pessoas que sustentam todo o glamour e tradição dos concursos de beleza. Conheçam que são eles:
OLHEIROS > São as pessoas que buscam futuras misses. Possuem uma visão aguçada e conseguem enxergar uma grande promessa de longe. Esse termo também é comumente usado no mundo da modelagem.
COORDENADORES > Estão diretamente relacionados mais com os concursos de beleza do que com as misses. São responsáveis da busca de patrocínio até o projeto e exec ução das competições.
PREPARADORES > Tratamento estético e psicológico, treinamento da língua inglesa, aperfeiçoamento de postura e oratória, ginástica dirigida, andamento na passarela, educação alimentar. Todos esses processos devem ser indicados e de responsabilidade deles para com as misses.
A Miss Universo Bahia 2011 funciona melhor de cabelo preso, seu rosto fica mais afilado |
A Miss Universo Bahia 2010 pintou o cabelo para participar do Miss Brasil, valorizou muito seu visual |
A primeira parada é usada geralmente em fotos, a segunda é mais "queridinha" entre os missólogos e já a terceira é usada por misses altas. |
Juceila Bueno, Miss Mundo Brasil 2011, essa foto circulou na internet com o antes e o depois da miss. |
A angolana Leila Lopes quando ganhou o título nacional e mundial. A Miss Universo 2011 ganhou um aspecto mais saudável durante sua preparação |
MISSÓLOGOS > São especialistas em misses, além de dominarem todo o histórico dos concursos de beleza. Possuem conhecimentos de estéticas, moda, cabelo, maquiagem e passarela, tudo para servi de suporte para que possa analisar uma miss e ajuda-la a potencializar suas qualidades. Acabam fazendo os mesmos papeis de um olheiro, de um coordenador e de um preparador.
Como é feita a preparação através de um missólogo?
Existem pontos cruciais na preparação de uma miss que um missólogo deve avaliar bem e trabalhar em cima:
CABELO > É feito inúmeros testes de penteado, de forma que ressalte os melhores traços e até mesmo projete mais ainda a miss. Dando leveza e naturalidade no cabelo.
Outra coisa muito importante é a cor dos cabelos. Algumas misses funcionam melhor com determinadas cores. As cores dos cabelos e da pele da miss devem ser bem harmônicas.
VESTIDO > A escolha do vestido deve ser de tal forma que valorize as curvas e ajude a miss de alguma forma na passarela. A cor do vestido, assim com a cor dos cabelos, é de suma importância e é escolhido geralmente de acordo com a cor da pele da miss.
O mito de segurar o vestido durante o desfile de gala, para muitos missólogos é algo deselegante. As únicas exceções é se for necessário o manuseio do vestido para produzir um efeito visual na passarela ou se for para evitar algum tipo de acidente durante o desfile, mas neste caso a miss deverá ser o mais elegante possível.
MAQUIAGEM > Assim como os cabelos é feito também testes de maquiagem com as misses. O mais incrível que a maioria delas funciona melhor com pouca maquiagem. Lembrando que a maquiagem é muito importante, principalmente em concursos de beleza que não permitem cirurgias plásticas.
ORATÓRIA > Além da terríveis perguntas finais, as misses são entrevistas durante todo seu reinado, portanto no mínimo um curso de oratória deve ser feito.
PASSARELA > Modelos desfilam para mostrar e divulgar uma produto, diferentes delas são as misses , as quais na passarela são os próprios produtos. A boa passarela conta bastante em competições de beleza. Nela a miss deve mostrar com muita naturalidade todo a sua elegância, charme e atitude.
PLÁSTICA > A beleza visual, corpo e rosto, é base e o motivo principal dos concursos. Traços simétricos e corpo bem proporcional harmonizam o conjunto. No apogeu dos certames eram estabelecidas as medidas 90, 60, 90, referentes às medidas do busto, cintura e quadril. A altura é outro fator muito importante, o ideal é que a miss tenha mais de 1,70 m, em alguns concursos é estimada uma altura mínima, sendo um pré-requisito no ato da inscrição.
Mais o assunto mais polemico é o das CIRURGIAS PLÁSTICAS, as quais não são proibidas nas maiorias dos concursos. Alguns missólogos são fissurados e recomendam sem medo nenhum esse método de alcançar as proporções e trajos desejados.
“Essa é linda, mas eu demolia e transformaria num monumento” frase dita por Evandro Hazzy numa reportagem à revista Piauí. O coordenador e missólogo do Rio Grande do Sul segue a mesma linha do grande Osmel de Sousa. O fato é que tanto o brasileiro quanto o venezuelano possuem ótimos resultados com suas pupilas em competições de beleza.
Sem silicone, lipo ou rinoplastia, na França as misses são proibidas de fazer quaisquer tipos de cirurgias plásticas. A naturalidade das candidatas é bem valorizada em alguns países.