Entrevista com Dione Brito, Miss Mundo Brasil 1959


 O período mais glamoroso dos concursos de beleza no Brasil foi entre os anos 50 e70. Como foi ser miss nessa época? Fora os títulos de Miss Caruaru 1959, Miss Pernambuco 1959, e Miss Mundo Brasil 1959, o que você leva até hoje de mais importante dos concursos que você participou?
Ser Miss naquela época foi muito diferente dos concursos atuais. Não havia cirurgias plásticas como preparação para o concurso, havia sim uma observação constante e discreta dos componentes do júri que era secreto até a hora do concurso, as medidas eram tiradas em uma academia por senhoras  que não revelavam quais eram elas, treinos de passarela, jantares e chás para serem  observados  o comportamento e o traquejo  social, etc. Os concursos eram organizados somente direcionados  para a escolha da mais bela brasileira.
Para mim nada foi mais importante do que representar a minha cidade, o meu estado e o meu país. Tenho muito orgulho e sinto-me muito honrada por ter representado o nosso Brasil.

”Eu deveria ter batizado  Dione de Diacui, porque minha filha é mesmo uma flor dos campos.”Frase dita por seu pai logo depois de sua participação no concurso Miss Brasil.Como surgiu esse apelido?
Não foi um apelido, foi uma forma de dizer que eu era uma jovem vinda de uma cidade pequena e sem nenhuma vivencia e muito ingênua.

Quem estava presente no Miss Brasil 1959, afirma que quando foi anunciado  o resultado final, um coro de milhares de vozes descontentes ecoou pelo Maracananzinho. Como foi, lidar com esse favoritismo, que acabou se tornando um carinho?
O que aconteceu no Maracananzinho naquela noite, jamais será esquecido por mim. Já nos primeiros dias que eu apareci no Rio, eu passei a receber muito carinho e um tratamento especial dos cariocas e aonde eu fosse havia gente pedindo autógrafos e fazendo perguntas pessoais. No dia do concurso não foi diferente e até parecia que eu era a candidata da cidade. Foi incrível e eu me senti andando nas nuvens enquanto desfilava…

Na época, quando voltou da competição nacional, quase todos os 80 mil habitantes de Caruaru, foram as ruas para ovacionar a pernambucana que tinha sido o destaque no Miss Brasil. Na ocasião, foi entregue até as chaves da cidade. Como foi  lidar com tudo isso e ainda se preparar para  outro certame? E que cena você guarda até hoje desses momentos?
Não foi difícil me preparar para um novo concurso, pois eu tinha tido aulas na Socila de desfile e também ajuda de como fazer minha maquiagem, etc. E também eu tinha uma equipe maravilhosa cuidando de mim às 24 horas do dia.
 Foram muitas as cenas intensas e muito emocionantes, e seria impossível descrever todas elas.

Em 10 de novembro de 1959 ocorria o Miss Mundo em Londres. Você era uma das 36 candidatas. Embora não se classificando, você foi mais uma vez destaque. O que teria faltado para a classificação ou até mesmo a conquista do título mundial?
Essa é uma resposta que ninguém poderia lhe responder. Não há resposta para as escolhas de concursos de Miss. Eu inclusive fiz ensaio com cetro e coroa na véspera do concurso e fiquei muito entusiasmada, mas…

Após ir morar em São Paulo, você fez diversas campanhas publicitárias, como Lever e do Omo, se firmando, portanto como uma grande modelo fotográfica. Quais foram os lados positivos e negativos de todo esse sucesso?
Eu fiz muitos filmes de propaganda para a TV, fotografias e desfiles de moda até me casar quando encerrei minha carreira. De tudo isso, nunca houve lado negativo, porque foi uma época muito boa e um trabalho que eu amava demais.

Numa entrevista feita por Fernando Machado, em 1994, você mencionou Nelbe de Souza como sua Miss Pernambuco predileta. Em sua opiniao, qual deve ser o perfil ideal para uma miss pernambucana? Da nova geração de misses, existe alguma que você simpatiza?
Não existe perfil definido para miss e sim personalidade. Uma miss precisa ter acima de tudo classe, boas maneiras e depois, vem o gabarito beleza e cultura. Hoje é muito importante falar inglês,mais do que antigamente, pois é necessário haver uma comunicação e desenvoltura da candidata, e se ela não pode falar, não tem muita chance…
Eu estou há muito tempo afastada dos concurso por não haver aqui (Alemanha) cobertura dos concursos, infelizmente,mas bem que eu gostaria de continuar “por dentro”.

Não haverá paz ao seu redor, se não houver paz em seu espírito. Uma de suas frases preferidas. Que mensagem você deixaria para os seus fãs e para as meninas que sonham ser miss?
Para os meus fãs, eu só posso deixar os meus agradecimentos pelos anos e anos de fidelidade e de carinho. Para as futuras candidatas, a resposta a mesma do que acho ser um necessário em uma miss: “não existe perfil definido para miss e sim personalidade. Uma miss precisa ter acima de tudo classe, boas maneiras e depois, vem o gabarito beleza e cultura”.  

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"