Especial - O Miss Universo do Brasil - PARTE I

Olá amigos.

No decorrer de 2011 tivemos muitas coisas boas acontecendo no mundo missológico. Em âmbito regional tivemos a linda Leidyane, de Santa Cruz do Capibaribe, eleita a mais bela pernambucana (ver entrevista concedida ao nosso blog aki ou na sessão entrevistas). Já a Miss Pernambuco Universo 2010 Luzielle foi agraciada com o título Miss Pernambuco Mundo 2011. Com a experiência adquirida ano passado e através de diversos trabalhos de modelo realizados desde então, a nossa Luz passou por uma enorme evolução, o que se refletiu em sua classificação entre as semifinalistas, trazendo muito orgulho ao nosso estado.

No âmbito nacional o Miss Brasil foi um verdadeiro show em se tratando de produção. A intro com a apresentação das candidatas acertou em cheio ao reproduzir o molde do Miss Universo, e o casting de representantes foi um dos melhores, se não o melhor, dos últimos 10 anos.

Quanto ao certame internacional estamos em pleno frenesi. Pela primeira vez na história do concurso, o Miss Universo se dará em terras brasileiras. Não bastasse a empolgação de recebermos as mulheres mais belas do mundo, o concurso mais popular e festejado do Grand Slam está comemorando sua 60ª edição, com um recorde de participantes – 89 (se não fosse a desistência da Noruega chegaria a 90, uma marca excepcional, considerando a média de 80 nos últimos anos, sendo o máximo de 86 concursantes em 2006). Para tanto contamos com a volta de alguns países que há tempos não mandavam suas representantes, como Chile, Santa Lúcia e especialmente Portugal – que há 9 anos não era representado.

E é exatamente sobre o concurso mundial - cuja final acontece no próximo dia 12 de setembro - que vamos fazer uma breve análise. O momento é propício, pois todas as misses já se encontram em São Paulo nos eventos que antecedem a grande final. As fotos e vídeos oficiais já foram divulgados no site do certame, e o acompanhamento dos fãs que estão in loco está produzindo muito material para os voys e sites especializados (como o nosso). Então vamos ver o que esperar para esse ano:

O SHOW:

É uma incógnita. Pela primeira vez a produção ficou a cargo de uma empresa terceirizada. Quando foi divulgada a assinatura do contrato entre Donald Tramp e João Carlos Saad, dono da Organização Miss Universo e presidente do grupo Bandeirantes, respectivamente, foi anunciada também a criação da empresa Enter Entertainment Experience (E.E.E.), que se tornaria responsável pela logística e produção do concurso e de eventos futuros ligados à Band.

Trump e Saad: assinatura do contrato


Até o momento nada foi divulgado oficialmente sobre os artistas, os jurados e a estrutura do palco, o que não conta positivamente, uma vez que estamos a menos de 15 dias da final. Rumores já apontaram como possíveis cantores do grande show a parceria Cláudia Leite e Rick Martin, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, dentre outros. Quanto aos jurados, apareceram comentárias de uma suposta tendência do Grupo Bandeirantes em escolher apenas personalidades brasileiras de projeção internacional, como Pelé e Gisele Bundchen. É bom lembrar que ter jurados exclusivamente de uma nacionalidade pode levantar questionamentos sobre a ética na escolha das finalistas, uma vez que as chances da brasileira sair como ganhadora aumentaria consideravelmente, o que seria injusto com as demais participantes. Um outro ponto que causou bastante controvérsia dentre os fãns foi a decisão da empresa E.E.E. em disponibilizar para a venda apenas assentos “CAMAROTE SUPERIOR”, que correspondem aos lugares mais distantes do palco, ou seja, com pior visibilidade. Os assentos melhor localizados serão privilégio apenas dos escolhidos pela Band (entenda-se artistas, amigos, familiares e conhecidos dos executivos da Band). Não há registros de algo semelhante em todos esses anos de concurso.

Credicad Hall - mapa de assentos

AS FINALISTAS:

Seguindo às mudanças ocorridas no Miss USA, pertencente a mesma organização proprietária do Miss Universo, o concurso desse ano será estruturado no TOP 15, com a escolha de uma 16ª finalista através do voto popular no site. Essa interatividade na escolha de uma candidata já é bastante conhecida no mundo dos concursos de beleza, sendo uma prática, por exemplo, no Miss América.

A escolha de 9 das 15 finalistas é de responsabilidade de um grupo de juízes que avaliam todas as candidatas em 3 eventos preliminares – os DESFILE EM ROUPA DE BANHO, DESFILE EM ROUPA DE GALA e a ENTREVISTA INDIVIDUAL. A escolha das 6 restantes é feita através da livre escolha dos membros da Organização Miss Universo. Mas independente de como ocorre a escolha, sabe-se que diversos fatores são determinantes. Podemos citar como sendo um dos principais, por exemplo, a campanha feita pela organização nacional da candidata (lobby) junto aos envolvidos com o concurso, especialmente a mídia especializada. Há também os esforços com divulgação da candidata, evolução na preparação e aperfeiçoamento de suas habilidades na passarela, oratória e modelagem, ajuste do perfil da candidata às características observadas nas ganhadoras anteriores e histórico recente de classificação do pais. Mas além de tudo, existe um fator que não se mede, apenas se sente – o MAGNETISMO PESSOAL. Trata-se daquele “algo mais”, “brilho” ou “capacidade de atrair os olhares”, ou simplesmente “a mágica”.

Considerando todos esses fatores, vejamos abaixo quais as previsões do Blog Miss Pernambuco Universo. Neste post apresentaremos 5 das 15 candidatas que devem figurar entre as finalistas desse ano:


Grupo I:


VENEZUELA – Vanessa Gonçalves elevou a enésima potência o padrão venezuelano de qualidade no preparo de uma miss. Tudo está nela, e de forma impecável – o cabelo montado, a maquiagem marcante, o corpo tonificado e definido, roupas sensuais e extravagantes e a maestria seduzir as câmeras que só quem nasceu predestinado possui. Tem os traços faciais fortes em contrastes com a voz macia. Desde sua eleição no final de 2010 ela se empenhou ao máximo em trabalhar todos os itens a serem avaliados pelo corpo de juízes do Miss Universo. O maior preparador de misses que se tem notícias Osmael Souza tem uma pupila à altura.









CHILE – Eleita tardiamente (em 13/07, há apenas 2 meses do mundial), Vanessa Ceruti não era a preferida do público nem da crítica, mas com pouco tempo de preparação passou por mudanças que a alavancaram ao topo do favoritismo. Um pequeno ajuste no sorriso aprimorou sua beleza clássica. Possui aura de atriz hollywoodiana dos anos 60, aliado a uma oratória clara e com ideias consistentes.





ESTADOS UNIDOS – Uma mega favorita mesmo antes de participar da etapa nacional, Alyssa Campanella é muito experiente em certames de beleza. Foi vice Miss Teen USA em 2007, representando Nova Jersey. Quatro anos depois vence aquela que tomou seu título teen, e se torna a nova Miss Califórnia. A final nacional ocorreu 19/07, que foi disputado de forma dramática até o último momento, em virtude do novo formato adotado pela organização do Miss USA. Destaca-se pela naturalidade em lidar com o público (no final question do Miss USA conversarva com os apresentadores como se fossem amigos de longa data), pelo lindo contraste entre a pele alva e a cabeleira ruiva (pintada, por sinal. A bela é loira natural) e pela fotogenia e carisma. Como ponto em desfavor registra-se apenas sua visível perda de peso desde o nacional. Muito se fala em anorexia, boataria que também atingiu Zuleyka Rivera em 2006, mas que não a impediu de ser coroada a 5ª Miss Universo portoriquenha.
  





PAISES BAIXOS (HOLANDA) – Kelly Weekers pode ser definida como a “australiana” de 2011. Explica-se: Nestes últimos anos a Austrália vem se destacando por mandar candidatas altamente competitivas, com beleza fresh e personalidade leve e empolgante. Esse ano infelizmente a candidata australiana Scherri-Lee Biggs não possui esses atributos na intensidade necessária, apesar de fotografar muito bem. Em contrapartida, Kelly possui uma beleza bastante jovial e habilidade em atrair as atenções. Forma com França e Kosovo a tríade europeia mais forte a despontar no Miss Universo esse ano.






CHINA – Zilin Luo, ou Roseline, é um grande furacão chinês que atingiu o ocidente na edição deste ano. Grande literalmente – a modelo natural da província de Zeijang possui 1,82m, incomum para o padrão de altura das mulheres asiáticas. A franquia esse ano passou para as mãos da mega empresária de comunicação e cosméticos Yue Sai Kan, apresentadora que é considerada a Oprah Winfrey da China. No certame nacional, enfrentou outra forte concorrente, a bela Yi Na, porém com sua passarela matadora e intensa presença de palco relegou a rival à 4ª colocação. Desde sua eleição passou por intenso treinamento, incluindo sessões de foto com Fadil Berisha - fotógrafo oficial do Miss USA e Universo (!) e aulas de passarela com Lu Sierra, - coreógrafa oficial do Miss USA e Universo (!!). Para facilitar o desenvolvimento interpessoal e melhorar sua desenvoltura ao falar para grandes grupos de pessoas, sua mentora Yue Sai Kan promoveu festas e encontros com a alta sociedade chinesa para apresentar sua pupila. Ou seja – investimento e treinamento não faltaram para Roseline, que antes de chegar ao Brasil passou 1 mês em Nova York vivenciando os costumes ocidentais. Perguntada sobre o que mais gostou de fazer na Big Apple, ela dispara: “shopping” Já no Brasil, faz parte do seleto grupo de candidatas convidadas para eventos e vistas especiais.

Para constar: na edição de 21/08/2011 a Revista VEJA publicou pequena matéria sobre Roseline.


No próximo post veremos as apostas do Blog Miss Pernambuco para as demais 10 candidatas a serem chamadas pelo nome do respectivo pais no próximo dia 12 de setembro.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"