Dia da consciência negra - 20 de novembro

"Uma negra foi eleita Miss Universo 2011". A imprensa do mundo inteiro divulgou essa notícia em setembro último, referindo-se à vitória da bela Leila Lopes, Miss Angola. Caso a vencedora tivesse sido uma candidata de cor branca, ninguém diria: "Uma branca foi eleita Miss Universo 2011."
Miss Universo 1977
Essa crítica foi feita por Daslan Melo Lima no Blog Passarela Cultural. E no dia da consciência negra, data escolhida para o combate contra o racismo no país, o assunto volta a ser debatido. A questão é que os concursos de beleza não são uma disputa de etnias ou cores, por esse motivo, os certames mais tradicionais estão cada vez mais diversos e não fixando em um padrão de beleza especifico.
Na realidade a cor negra está em alta, graças a Leila Lopes e também a todo um histórico de misses nacionais e internacionais. A primeira negra a ganhar o concurso de Miss Universo foi Janelle Commissiong (Miss Trinidad e Tobago 1977), depois vieram Chelsea Smith (Miss Estados Unidos 1995), Wendy Fitzwilliam (Miss Trindad e Tobago 1998) e Mpule Kwelagobe (Miss Botsuana 1999), a primeira africana negra a ganhar o concurso.
Miss Brasil 1986
Já no Brasil, Vera Couto, em 1964, carioca, foi a primeira negra brasileira a participar de um concurso internacional (Miss Beleza Internacional) e ficou em terceiro lugar. Só em 17 de maio de 1986, no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo, que teríamos a primeira (e por sinal única) Miss Brasil Universo negra, a gaúcha Deise Nunes, que fez bonito no Miss Universo do mesmo ano, ficando em sexto lugar e segundo no Traje Típico. Após fazer sua sucessora, Deise foi destaque no carnaval carioca como rainha de bateria da escola de samba União da Ilha. E foi ainda convidada para participar de um seriado global e de inúmeros programas de televisão.
Em relação a Pernambuco, Ana Maria Guimarães, no ano do centenário da abolição da escravidão no Brasil, foi escolhida a primeira Miss Pernambuco negra. O concurso ocorreu no Clube Internacional do Recife, em 19 de março de 1988. Eram mais de trinta candidatas e um público estimado em 10 mil espectadores. Ana Maria Guimarães, que tinha 1,80 m, representou o Clube Rodoviário.
Miss PE 1988 / MU 2011 (Alguma semelhança além de serem negras?)
Outra deusa pernambucana de ébano é Isabela Nascimento, ex-Miss Pernambuco 2009. A jovem representou a UFPE no concurso estadual, o qual ocorreu no dia 21 de março de 2009. Isabela chegou a participar do Miss Brasil, faturando o título de Miss Simpatia, mas infelizmente, logo depois do certame nacional renunciou ao título.
Isabela Nascimento

(Fontes: http://mundoafro.atarde.com.br / http://passarelacultural.blogspot.com/ )

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"